segunda-feira, 27 de maio de 2013

Avant-première de classe para A Moda é Viola

O cineasta Reinaldo Volpato esteve em meados de maio em São Paulo e cumpriu uma agenda intensa, com resultados importantíssimos para a continuidade dos projetos que vem realizando à frente da Taus Produções Audiovisuais. No primeiro encontro Reinaldo foi recebido por executivos da TV Cultura, quando entregou a versão final do documentário A Moda é Viola e discutiu sua exibição no canal. A TV Cultura é co-produtora do projeto e foi nos arquivos da emissora, principalmente nas gravações do programa Viola Minha Viola, que o cineasta levantou o material que aparece no filme. Assim, violeiros, compositores e as mais renomadas duplas caipiras das regiões sudeste e centro-oeste do Brasil estruturam a narrativa do documentário, costuradas pela narração de Romildo Sant´Anna, autor do livro “A Moda é Viola - Ensaios do Cantar Caipira”, a base teórica do filme.

 
 
Tiao Carreiro e Pardinho e Inezita Barroso
Volpato aproveitou a viagem para encontrar amigos, se reuniu com sua equipe paulistana e definiu novas estratégias para os seus projetos em operação no momento - os documentários Etanol, Inventário de Sucesso, em fase de captação de recursos incentivados pelo PROAC/ICMS e A Moda É Viola, finalizado, além do longa metragem ficção Estranhas Cotoveladas.

Première de classe - Uma das reuniões mais importantes ocorreu no Memorial da América Latina, onde foi recebido pelo presidente da instituição, o cineasta João Batista de Andrade, e pelo diretor de programação Felipe Macedo.
 
Felipe Macedo, João Batista de Andrade e Reinaldo Volpato
 
Já havia uma primeira conversa com o Memorial para exibição em avant-première do filme nesta casa. Na reunião essa ideia avançou e o presidente João Batista sugeriu que o documentário integrasse a seleção do Festival de Cinema Latino Americano, que o Memorial recebe agora em julho. Reinaldo contatou os curadores do Festival, o também cineasta e agitador cultural Francisco Cezar Filho, o Chiquinho e Jurandir Müller, que aprovaram a proposta, assistiram ao filme e programaram sua exibição para a sessão do dia 13 de julho, sábado, às 17 horas. Uma data importante, em um evento de repercussão internacional, e nessa ocasião Volpato quer convidar desde já para a exibição aos violeiros, compositores e duplas que participam do filme.

Depois do Memorial da América Latina o filme já tem exibição acertada junto à prefeitura de Guarulhos (veja texto a seguir) e também no Cineclube Cauim de Ribeirão Preto; deverá ser exibido ainda em São José do Rio Preto e Botucatu, cidades onde o filme foi realizado. Para essas projeções a equipe da Taus já começa a trabalhar e estruturar um evento extra-sessão, com transmissão ao vivo pela Internet da recepção aos convidados antes da exibição. Desde já, contamos com a presença de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário